Oficinas de Emoções - Projeto do CRAS e Escola Municipal de Jeceaba

Iniciaram-se, neste mês de agosto, as Oficinas de Emoções, projeto piloto com os segundos anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque. O projeto tem como objetivo geral desenvolver o reconhecimento e o autocontrole das emoções através de técnicas de auto observação,  relaxamento, respiração e arte-expressão. Todas as turmas dos segundos anos estão experienciando oficinas semanais sobre o tema, realizadas no CRAS, que coordena este projeto. Foram realizadas reuniões com a equipe psico-pedagógica da Zuleika e com os pais, importantes parceiros nas Oficinas das Emoções, que acompanharão mensalmente o desenvolvimento de seus filhos. Este projeto piloto terá duração de quatro meses.

A inteligência emocional é formada por um conjunto de competências relacionadas à capacidade de administrar de forma correta as emoções.  Administrar as emoções significa primeiramente, ter consciência da emoção e de sua causa, para em seguida, poder adequá-la, controla-la.  Em outras palavras, é reconhecer o que se sente e se distanciar dos seus próprios sentimentos para escolher a atitude adequada diante dos acontecimentos da vida. Isso requer conscientização.  É a possibilidade de agir de maneira integrada entre a sensibilidade e a racionalidade.  Segundo a psicóloga  Sarahy Fernandes, responsável pelas Oficinas de Emoções: “É estar cada vez mais próximo de ser assertivo: falar o certo, com a pessoa certa, no momento certo, do jeito certo. Esta é uma das habilidades mais  desafiadoras de se conseguir, porém, se treinadas, é possível sim que tenhamos um número cada vez maior de comportamentos adequados.”

Possuir Inteligência Emocional favorece as relações com os outros e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem estar pessoal e social.