Festival Viva Jeceaba reúne oficinas, espetáculos e atrações musicais

O Festival Viva Jeceaba marcou as comemorações pelo aniversário de 66 anos de emancipação do município, de 12 a 15 de dezembro, com muita diversão e cultura.

Ao mesmo tempo que marcou essa comemoração, o festival buscou valorizar a cidade, sua cultura e suas raízes, reafirmando a identidade do seu povo, proporcionando aproximá-lo de espetáculos eruditos e populares, e também de participar de seis oficinas gratuitas, 12 e 13/12, na Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque, de formação cultural e artística como música, teatro, circo, arte e educação, além de despertar, desenvolver e agregar conhecimentos, habilidades e valores.

O público alvo da maioria das oficinas foram as crianças e adolescentes e os espetáculos teatrais e musicais se realizaram em uma estrutura de tenda e palco montadas pela Prefeitura Municipal de Jeceaba, na praça central.

O festival é uma realização da Sirius Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, e conta com o patrocínio da Cemig e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Jeceaba, por meio da Secretaria de Cultura Esporte Turismo e Lazer.

No dia 12 a festa em Jeceaba teve início, à tarde, com a chegada do Papai Noel distribuindo brinquedos para as crianças, na praça central, onde também se divertiram em brinquedos infláveis instalados especialmente para elas. A noite, as atrações artísticas ficaram por conta do Teatro de Bonecos: Marionete a Fio e os shows musicais com Danilo de Lima e Banda e Farra Trio.

E o Festival Viva Jeceaba continua!!!! Na sexta-feira, 13 de dezembro, durante o dia as oficinas culturais aconteciam à todo vapor na Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque e na Praça Central da cidade as atrações iniciaram às 19h00 com a apresentação da ORQUESTRA MUNICIPAL DE JECEABA, em seguida os espetáculos cênicos Ciranda da Trança e Cartas Poéticas e encerrando a noite, a banda musical local BANDA PROFETAS PROFANOS.

O Sábado, 14 de dezembro, foi marcado pelo encerramento das oficinas culturais e por variadas atrações artísticas locais, espetáculos e shows musicais. A Praça Pe. José Bosco de Resende recebeu à partir das 09h00, a RODA DE CAPOEIRA DO CRAS e às 15h00, o Teatro de Bonecos - Construtor Imaginário. Em seguida os alunos da Oficina de Violão do CRAS puderam exibir seus talentos musicais. Os espetáculos teatrais tiveram início às 16de Contação de Histórias: Brincar de Morar em Livro, Antes Solo do que Malacompanhado e Causos de Brasêro. A noite, o público se divertiu com a banda musical Mago Zen e logo após, o solo de Rodrigues Machado, que encerrou a noite do festival.