Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata.



Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Equipes de Saúde da Família, realizou durante o mês, uma mobilização em prol da saúde masculina.

O objetivo foi estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma ativa, com orientações de cuidado diário e prevenção de doenças.

Doenças essas que podem ser evitadas através do cultivo de bons hábitos, realização de consultas e exames, conversas com especialistas e familiares, e higiene adequada.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, e costuma evoluir de forma lenta e silenciosa.

O caminho para detectar a doença é a realização do exame de toque aliado ao teste sanguíneo. O exame de toque é rápido, indolor, e deve ser feito anualmente em homens acima de 50 anos.

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.

Após os 65 anos de idade a incidência do câncer é maior, sendo extremamente importante a realização de exames de rotina.

Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura. Por isso é tão importante a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde do homem.



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230