Iniciamos o quadro “Dica para Pais” em agosto com o tema Autocuidado e fechamos intencionalmente com o tema Autocompaixão

Reforçando a importância de vocês, pais, se cuidarem sempre, sendo essa a primeira atitude para melhor educar seus filhos.

O tema da semana é um convite para que vocês tenham mais compaixão com vocês. Essa palavra “autocompaixão”, deveria ser mais desejada até mesmo que a autoestima. Na verdade, elas não são opostas, elas se complementam. O grande diferencial, e que faz a gente precisar muito da autocompaixão é que ela e só ela aparece e pode nos sustentar quando a gente sofre, quando a gente erra e quando precisamos encarar nossas limitações. A gente precisa de autocompaixão porque sofremos, sofremos porque erramos, porque nem sempre as coisas dão certo, porque nem sempre sabemos o que fazer. A Autocompaixão nos permite um melhor preparo e nos fortalece para essa tarefa de educar, que envolve muitos desafios e muitas imperfeições. E quanto mais estivermos no caminho da cobrança, da crítica, da culpa, menos vamos conseguir oferecer aos nossos filhos.

Desejo essa energia de cuidado para vocês e até a próxima.

Rafaela Ladeira

Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação