Folias de Reis de Jeceaba participam do 4º Encontro em Mutum-MG

O dia 17 de setembro, domingo, foi marcado com muita alegria, pelo 4° Encontro de Folias e Charolas de São Sebastião, no município de Mutum-MG. Estiveram presentes 28 folias e charolas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com destaque para a participação das folias de nosso município: Folia de São Sebastião da comunidade do Sapé e Folia de São João Batista da comunidade do Mato Dentro, que receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Jeceaba, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.

A abertura oficial do encontro aconteceu na comunidade de Córrego da Ponte Alta com um delicioso café. Tal comunidade, há 100 anos, deu início a Charola de São Sebastião do Córrego da Ponte Alta.

Em seguida os grupos se dividiram em micro regiões onde cada umgrupo teve a oportunidade de se apresentar em 06 residências do município, levando um pouco da cultura das folias para os cidadãos Mutuenses.

Após o almoço aconteceu o cortejo em direção ao parque de exposições, onde aconteceu o coroamento do encontro.

E para finalizar cada folia representada por seu Mestre Folião, recebeu o certificado de participação, a folia Mestre Chico Fidelis de Mutum encerrou o encontro com o canto de despedida.

As Folias constituem uma prática cultural e religiosa de devoção católica. Também denominados como ternos, charolas ou companhias, os grupos se estruturam a partir da sua devoção aos Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente são formados por cantores, tocadores, e, em alguns casos, por reis, palhaços e “bastiões”, que realizam visitas às casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e se organizam a partir de ritos como o giro ou jornada, encontros, festas e o cumprimento de promessas. Saiba mais sobre as folias: http://www.iepha.mg.gov.br