Prefeitura de Jeceaba inicia cadastramento de quitandeiras do município

A Prefeitura Municipal de Jeceaba, com o apoio da EMATER e com o objetivo de resgatar as quitandas como tradição culinária no município, convida as quitandeiras da área rural e urbana de Jeceaba a se cadastrarem através do preenchimento de formulário que identificará e facilitará o contato com as mesmas. Desta forma poderemos contribuir para a valorização e desenvolvimento do setor, buscando motivar a geração de renda, empregos e a economia local.

Quitandas são aquelas comidinhas gostosas servidas na hora do lanche, do café ou do chá, como biscoitos, bolos, pães, salgados e doces, geralmente preparados na hora e a mão, com o talento de uma boa cozinheira. Assim, quitandeiras são mulheres que fazem e/ou vendem quitandas artesanalmente.

As interessadas devem procurar a Casa do Agricultor ou o Departamento de Comunicação, com Junia, no prédio da Prefeitura.

Também o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está coletando dados por meio do Formulário de Informações Prévias Ofício das Quitandeiras – MG. Acesse: https://docs.google.com/forms/d/1WvWPKpY1gOG9fgV4iWBEgZCfD-3k6LqtvhhSib-kI2M/prefill

Este formulário contribuirá para o levantamento de informações a respeito do Ofício das Quitandeiras no estado de Minas Gerais. O objetivo é produzir o conhecimento necessário para o desenvolvimento do processo de registro do Ofício como Patrimônio Cultural Imaterial. Entre e cadastre-se.

O pedido para o reconhecimento do Oficio das Quitandeiras de Minas Gerais foi feito pelas quitandeiras de Congonhas e pelo Governo Municipal em 2013 e encontra-se em fase de pesquisas.