INFORMATIVO SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA TRATADA AOS MORADORES DE JECEABA

A Minastec, empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água na cidade, informa aos usuários que possui duas bombas reserva para manutenção do abastecimento de água, no entanto, na última semana, devido ao clima quente e ao consumo excessivo de água por grande parte da população da cidade de Jeceaba, as 3 bombas foram utilizadas e sofreram um superaquecimento, sendo que a última bomba queimou na sexta-feira, dia 10. Quando isso ocorre, o equipamento é imediatamente levado para manutenção, e leva cerca de quatro dias úteis para ser consertado. As bombas reserva estavam em manutenção devido ao superaquecimento e ficariam prontas somente na segunda-feira, dia 13. Assim, o abastecimento ficou interrompido e faltou água durante o último fim de semana.
A bomba da Estação de Tratamento de Água - ETA trabalha com 18 litros por segundo, 1080 litros por minuto e 64.800 litros por hora.
O tratamento e distribuição de água no nosso Município embora seja terceirizado para a empresa Minastec, é um serviço público, cujo funcionamento está diretamente ligado ao uso consciente da água pela população. A empresa tem se esforçado para manter o serviço em pleno funcionamento, mas os moradores devem se conscientizar sobre o consumo adequado da água, levando em consideração que todos precisam dela e que é o abuso de uns que tem comprometido o bem estar de todos.
Informamos ainda que o abastecimento não foi totalmente normalizado porque as partes mais altas da cidade só recebem água quando as áreas mais baixas estão abastecidas. Assim, mesmo tendo voltado a funcionar ao meio dia de ontem, o consumo excessivo nas áreas mais baixas, não permite que a água chegue ás residências e estabelecimentos nas áreas mais altas com rapidez. Desta forma, precisamos da colaboração de toda a população para que a água chegue a todos.
Hoje, dia 14 uma bomba está atuando e as outras na manutenção com previsão de entrega até quatro dias úteis. Se ocorrer a queima da bomba em funcionamento, a cidade voltará a ficar sem água até que as outras estejam consertadas. Converse com seus familiares e vizinhos e alerte a todos sobre a necessidade de evitar desperdícios!
Precisamos cuidar desse nosso bem precioso, para que ele não nos falte hoje e no futuro. Afinal, a água é um recurso finito. Todos podem e devem ajudar a cuidar dela. Observe o seu uso diário de água e pense em como você pode mudar os seus hábitos de forma a economizá-la.