Produtores rurais participam do 1º Dia de Campo



A EMATER-MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Jeceaba, promoveu o I Dia de Campo, no dia 23 de Janeiro, onde dezenas de agricultores rurais do município e região se reuniram para uma palestra e distribuição de mudas dos Capins “Kurumi” e Capiaçu, lançamentos da EMBRAPA para facilitar a suplementação volumosa dos animais na estação seca na maioria das propriedades. A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Odair Gerônimo, coordenador técnico regional de Bovinocultura da Regional EMATER de São João Del Rei. 
Os produtores e equipe organizadora foram muito bem recebidos por D. Selma e Sr. José Roberto, proprietários das terras onde foram plantadas as primeiras mudas dos capins, para fins de experimentação. Os proprietários relataram a satisfação quanto ao bom desenvolvimento do cultivo na propriedade, bem como a aceitabilidade por parte dos animais. 
Estiveram presentes autoridades de outros municípios como o prefeito e a secretária de Agricultura de Caranaíba, Secretário de Desenvolvimento Rural de Congonhas, técnicos da EMATER-MG dos municípios de Jeceaba, Entre Rios de Minas e Congonhas, produtores rurais dos municípios de São Brás do Suaçui, Entre RIos de Minas, Congonhas, Caranaiba, Brumadinho e de várias comunidades de Jeceaba.
A cultivar BRS Capiaçu tem elevado potencial nutritivo, visando a utilização na forma de silagem ou picado verde. A silagem deste capim constitui alternativa de alimentação volumosa barata e de boa qualidade para usos em sistemas de produção de leite e carne bovina a também para pequenos ruminantes. Já a Cultivar Kurumi é utilizada para pastejo sob sistema de lotação rotacionada. Preconiza-se a entrada dos animais quando o pasto apresentar entre 75 e 80 cm de altura e a retirada deles quando o rebaixamento atingir 35 a 40 cm. Durante o período chuvoso e com uso de adubação em cobertura após cada ciclo de pastejo, o período de descaso dos piquetes tem sido de mais ou menos 22 dias.
Ao final do encontro foram distribuídas gratuitamente mudas dos capins para os produtores interessados.



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230