Produtores rurais participam do 1º Dia de Campo

A EMATER-MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Jeceaba, promoveu o I Dia de Campo, no dia 23 de Janeiro, onde dezenas de agricultores rurais do município e região se reuniram para uma palestra e distribuição de mudas dos Capins “Kurumi” e Capiaçu, lançamentos da EMBRAPA para facilitar a suplementação volumosa dos animais na estação seca na maioria das propriedades. A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Odair Gerônimo, coordenador técnico regional de Bovinocultura da Regional EMATER de São João Del Rei.
Os produtores e equipe organizadora foram muito bem recebidos por D. Selma e Sr. José Roberto, proprietários das terras onde foram plantadas as primeiras mudas dos capins, para fins de experimentação. Os proprietários relataram a satisfação quanto ao bom desenvolvimento do cultivo na propriedade, bem como a aceitabilidade por parte dos animais.
Estiveram presentes autoridades de outros municípios como o prefeito e a secretária de Agricultura de Caranaíba, Secretário de Desenvolvimento Rural de Congonhas, técnicos da EMATER-MG dos municípios de Jeceaba, Entre Rios de Minas e Congonhas, produtores rurais dos municípios de São Brás do Suaçui, Entre RIos de Minas, Congonhas, Caranaiba, Brumadinho e de várias comunidades de Jeceaba.
A cultivar BRS Capiaçu tem elevado potencial nutritivo, visando a utilização na forma de silagem ou picado verde. A silagem deste capim constitui alternativa de alimentação volumosa barata e de boa qualidade para usos em sistemas de produção de leite e carne bovina a também para pequenos ruminantes. Já a Cultivar Kurumi é utilizada para pastejo sob sistema de lotação rotacionada. Preconiza-se a entrada dos animais quando o pasto apresentar entre 75 e 80 cm de altura e a retirada deles quando o rebaixamento atingir 35 a 40 cm. Durante o período chuvoso e com uso de adubação em cobertura após cada ciclo de pastejo, o período de descaso dos piquetes tem sido de mais ou menos 22 dias.
Ao final do encontro foram distribuídas gratuitamente mudas dos capins para os produtores interessados.