Dia Mundial da Água - 22 de Março

Dia Mundial da Água – 22 de Março
Mais que um dia de CELEBRAÇÃO, é um dia de REFLEXÃO.

Esta data foi recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água e seu consumo consciente para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Após muito empenho e trabalho da Prefeitura Municipal de Jeceaba – Administração 2013-2017, uma nova era foi instaurada, com água tratada para a população, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento. Inaugurada no dia 1º de maio de 2016, a Estação de Tratamento da Água – ETA é um grande investimento com recursos próprios da atual administração municipal e considerada a obra mais importante desde a fundação do município, aguardada há muitos anos por seus munícipes. A obra teve início em 2014 e recebeu o apoio da VSB que fez a doação de tanques de reservatórios. Atualmente a MINASTEC Soluções Tecnológicas é a empresa contratada pela prefeitura para conduzir e supervisionar o processo de tratamento e abastecimento.
A captação da água do rio Camapuã é feita através de bombas e adutoras para os reservatórios da estação, onde esta recebe todo o tratamento adequado para finalmente ser distribuída para a população. As bombas operam cerca de 18 horas diárias e distribuem aproximadamente 1.170.000 litros para 1.500 hidrômetros instalados em residências e comércios, índice de consumo por pessoa considerado muito alto. Isso significa que estamos jogando água tratada fora e a própria população tem apoiado a necessidade de cobrança pelo serviço. Além disso, a lei federal 9.433/1997 de 08 de janeiro de 1997 e o Plano Municipal de Saneamento Básico prevêem a obrigatoriedade da cobrança da água, visando incentivar os usuários a utilizarem a água de forma mais racional, garantindo, dessa forma, o seu uso múltiplo para as atuais e futuras gerações.

A água é um recurso natural e finito e é indispensável à vida humana e cabe a nós, cidadãos, nos conscientizarmos e mudarmos nossas atitudes colaborando, assim, na economia e no uso racional da água. Observe o seu uso diário de água e pense em como você pode mudar os seus hábitos de forma a economizá-la.