Produtores rurais participam de Curso de Desdobro de Madeira

Em Jeceaba-MG, no início do mês de março de 2018, 16 trabalhadores rurais participaram do curso de Motosserra, voltado ao desdobro de madeira (toras), promovido pela parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura de Jeceaba, o Sindicato Rural de Entre Rios, a EMATER e a Agência Avançada do IEF, ambos de Jeceaba.

No curso, que foi ministrado pelo Sr. Renato Resende Picinin, instrutor do SENAR-MG, os participantes receberam conhecimentos básicos sobre marcas, modelos e componentes de motosserra, montagem e desmontagem do conjunto de corte, tipos de madeira, posicionamento das toras, técnicas para posicionar, remover e desdobrar toras entre outras habilidades específicas, como a regulamentação ambiental vigente.
O desdobro de madeira consiste em fracionar a tora de madeira, após a derrubada da árvore, em seções apropriadas para cada aplicação, como tábuas, vigas, ripas, caibros e sarrafos, sendo estes materiais de uso no dia-a-dia de uma propriedade rural. A capacitação ao desdobro, que dá ao trabalhador rural a possibilidade de realizar o procedimento no local, diminui os custos com a compra destes produtos em comércios convencionais.
Para a realização do curso, além da importância dos agentes públicos envolvidos, destacamos a participação do Sr. Amador, sua esposa Vilma e seus filhos, Jackson e Jeferson pois cederam espaço em sua casa, recebendo os participantes com muita atenção e apreço.