Mais um projeto do CRAS com o grupo Gente Importante



Os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são a essência dos serviços de Proteção Social Básica realizados em Jeceaba por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social. 
Nos meses de agosto e setembro deste ano foram confeccionados coletivamente vários puffs, a partir da reutilização de pneus, madeira e espumas, pelo Grupo “Gente Importante”, nome escolhido pelos próprios participantes. O resultado foi surpreendente!
O “Gente Importante” é um dos vários grupos do CRAS, que se reúne semanalmente desde 2013. O público alvo é de adultos, preferencialmente de famílias acompanhadas pelo PAIF – Programa de Atendimento Integral à Família, beneficiários de proteção continuada ou encaminhados de outros serviços. 
As ações e atividades desenvolvidas são inspiradas nos eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participar, premissas básicas nacionais previstas para estes serviços. Neste sentido, as atividades planejadas visam, sobretudo, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de seus participantes, destacando sua autonomia e protagonismo através de dinâmicas, reflexões e produções livres e artísticas. 
Sob orientação da psicóloga e arteterapeuta Sarahy Fernandes e colaboração de toda a equipe CRAS, são trabalhados também conceitos como identidade, sentimento de pertencimento, auto estima, expressão das emoções, resgate de valores, trocas culturais, consciência ecológica, entre outros, através de participações especiais de departamentos como Meio Ambiente, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ESF (Estratégia de Saúde da Família) e Proteção Social Especial. 



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230