Prefeitura mobiliza produtores rurais para evitar casos de raiva em bovinos e equinos

Preocupada com o surgimento de casos de Raiva em bovinos na área rural, a Prefeitura de Jeceaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Vigilância Epidemiológica, iniciou uma ação de conscientização de proprietários de animais da zona rural do município. A prefeitura está em alerta, pois nos últimos dias foram registrados dois casos da doença em bovinos, em propriedades rurais. Outros casos suspeitos evoluíram para óbito, mas não foram analisados por laboratório.

A principal medida de prevenção fundamental é a vacinação periódica dos animais. A recomendação é vacinar os animais (bovinos e eqüinos) a partir dos 15 dias após o nascimento, com reforço após 30 dias, e revacinação a cada 6 meses. A vacina pode ser adquirida em lojas agropecuárias, munidos do cartão do IMA ou CPF do proprietário.

A doença

A Raiva é causada por um vírus que afeta mamíferos como equídeos (cavalos, mulas, jumentos), bovinos (bois), ovinos (carneiros), caprinos (cabras), suínos (porcos), cães, gatos e animais silvestres.

Na zona rural, o principal transmissor da Raiva para os animais domésticos é o morcego hematófago, popularmente conhecido como “morcego vampiro”. Os animais susceptíveis podem incubar a doença por período que varia de algumas semanas a meses, sem apresentar nenhum sintoma.

Sintomas

Em caso de animais com sinais de fraqueza, falta de coordenação motora, salivação intensa, dificuldade para alimentar e tremores, deve-se informar ao Departamento de Medicina Veterinária da Prefeitura Municipal de Jeceaba, através do telefone 31-3735.1437, para ser realizada a avaliação do animal.

Devido ao risco, a recomendação das autoridades de saúde é para que as pessoas evitem o contato com a boca do animal, já que o vírus é eliminado na saliva. Em caso de suspeita da doença em animais domésticos, a recomendação é para que as crianças não se aproximarem do animal até que a hipótese seja descartada por um Médico Veterinário.

Morcegos

A DESCOBERTA DE ABRIGOS, TOCAS E CAVERNAS QUE ABRIGUEM MORCEGOS HEMATÓFAGOS DEVE SER NOTIFICADA À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA.

Para maiores esclarecimentos à população, as Secretarias Municipais de Agricultura e da Saúde realizarão palestras educativas e nos distritos de Bituri (13/11) e Machados (27/11), às 18h30, nas escolas municipais locais.