PMJ adota medidas emergenciais para conter a pandemia do coronavirus no município.

Além das medidas legais, como os decretos 248, 249, 251 e 252/2020, portarias e demais, para conter a pandemia do Coronavirus em Jeceaba, o prefeito Fábio Vasconcelos, vem tomando medidas urgentes e fundamentais no município, disponibilizando equipes e profissionais da saúde para atendimento às pessoas com suspeita do COVID-19, adquirindo equipamentos como máscaras, produtos de higienização como álcool em gel e cloro especialmente para os setores da saúde.
Segundo o prefeito, nos próximos dias, equipes da secretaria de saúde e obras irão borrifar desinfetante específico nas ruas e calçadas da cidade que concentrem maior número de casas e aglomeração de pessoas. Essa ação de desinfecção também acontecerá nos distritos de Machados, Bituri e Caetano Lopes.
Segundo orientações da Secretaria Municipal da Saúde, as pessoas que estiverem com os sintomas do COVID-19, como febre acima de 38°, coriza, dor no corpo, tosse seca e dificuldade de respirar, ou queiram esclarecer dúvidas sobre a doença, deverão ligar para 3735.1433, de 2 a 6ª feira, de 07h00 às 16h00, que serão devidamente orientadas e, se necessário, receberão a visita de profissionais da saúde preparados para o atendimento domiciliar.
No caso de suspeita, os pacientes são submetidos à coleta do sangue onde a amostra é enviada à Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, para análise. A Secretaria Municipal informa que o prazo para liberação dos resultados aumentou de 10 a 20 dias, devido à grande demanda de testes do Estado de Minas. O boletim está sendo atualizado diariamente no facebook//JeceabaMunicipio.
Fora do horário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde para atendimento aos casos suspeitos, a Associação Hospitalar de Jeceaba manterá os mesmos procedimentos e atenderá pelo telefone 3735.1233.
O Hospital de Jeceaba possui médicos atendendo durante 24 horas e uma sala para serviço de urgência com os principais equipamentos, incluindo os respiradores indicados no tratamento do COVID-19. Uma sala especial está sendo implantada para atendimento em casos suspeitos da doença, evitando comprometer pacientes com outros quadros clínicos de doença.
O Prefeito orienta que a população siga as orientações de isolamento social, para que o Coronavirus não se propague e que a rotina dos moradores e comerciantes volte ao normal o mais breve possível.