Grupos "De Bem Com a Vida" e "Gente Importante" do CRAS comemoram Dia dos Povos Originários

Celebrando a diversidade!

Os grupos "De Bem Com a Vida" e "Gente Importante" do CRAS participaram de encontros em comemoração ao Dia dos Povos Originários. Durante as atividades, trocamos saberes sobre a cultura, história e tradições dos povos indígenas. Foi uma oportunidade de rememorar atividades como artesanato, música e culinária típicas presentes em nosso cotidiano, advindas da cultura de nossos povos originários. O evento proporcionou uma reflexão sobre a importância da preservação e valorização das culturas originárias, reforçando o compromisso do CRAS em promover a inclusão social e o respeito à diversidade, além de fortalecer os laços comunitários, identitários e de pertencimento entre os participantes.

Nestes encontros, também realizamos atividades de arteterapia por meio da pintura em pedras.  Os participantes mergulharam em uma sessão de relaxamento enquanto praticavam a técnica do pontilhismo, criando belas obras de arte em pedras. A atividade não apenas estimulou a expressão criativa, mas também promoveu o bem-estar e a conexão entre os membros do grupo. Foi uma experiência enriquecedora, destacando o poder da arte como uma ferramenta terapêutica e de socialização.

Além da expressão criativa, convidamos os participantes a refletir sobre as metáforas das pedras em suas vidas, representando desafios e obstáculos. Por meio dessa analogia, exploraram a sabedoria de superar e aprender com os desafios enfrentados. Foi um momento profundo de autoconhecimento e crescimento pessoal, destacando a importância de transformar dificuldades em oportunidades de aprendizado e fortalecimento emocional.

SCFV - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - CRAS Jeceaba: Av. Ma Eduarda de Resende, 41 (ao lado do CMEI). Tel: 3735 1271