Prefeitura de Jeceaba, VSB e EMATER, juntas no “Programa de Produção de Mudas”

A Prefeitura de Jeceaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, a VSB - Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S/A e a EMATER, iniciaram no dia 23 de Julho, o “Programa de Produção de Mudas”. O projeto tem o objetivo de fornecer aos produtores rurais do município, mudas de hortaliças com elevado padrão de qualidade. O incentivo ao produtor rural se faz necessário, visto que estes são pilares de extrema importância da economia brasileira e do mundo.
O sistema de produção de mudas é a primeira fase do crescimento de uma planta, a qual se desenvolve em local específico, para depois ser transplantada para o canteiro ou outra área definitiva. Atualmente, é o sistema mais indicado e utilizado, principalmente no cultivo protegido. A semeadura comumente é feita em bandejas de isopor ou plástico. Os principais benefícios desse cultivo são:

– Maior controle do ataque de pragas e doenças;
– Plantas mais vigorosas;
– Resistência ao transplante;
– Uniformidade da produção;
– Sistemas radiculares mais desenvolvidos, sem entrelaçamentos com mudas vizinhas;
– Volume de substrato ideal para cada espécie;
– Maior aproveitamento de água, luz e nutrientes;
– Redução do período de produção;
– Proteção de efeitos de intempéries climáticas;
– Redução na quantidade de sementes a serem utilizadas.