Secretaria Municipal de Saúde de Jeceaba informa sobre a prevenção da Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Jeceaba informa sobre a Hanseníase, uma doença curável causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, podendo afetar pele e nervos, resultando em perda de sensibilidade.

Os sintomas incluem manchas hipocrômicas ou avermelhadas na pele, dormência ou formigamento de mãos/pés, dor ou hipersensibilidade em nervos, entre outros.

O diagnóstico é feito clinicamente e por exames complementares, sendo essencial o tratamento oportuno.

A boa notícia é que a Hanseníase tem tratamento e cura! O tratamento, é disponibilizado gratuitamente nas unidades de saúde, e dura de seis meses a um ano.

Seguir corretamente todo o protocolo é imprescindível para interromper a transmissão.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são as melhores formas de prevenção. Lembre-se: ao perceber os primeiros sinais, busque ajuda médica. Estamos aqui para garantir a sua saúde e bem-estar!