22 de Março: Dia Mundial da Água, cada gota conta!

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, como um esforço para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

Neste dia é essencial refletirmos sobre a importância deste recurso precioso, que enfrenta ameaças crescentes de poluição, esgotamento e má gestão.

Em 2024, a data tem como foco o tema escolhido pela ONU ‘’Água para a Prosperidade e a Paz’’, que ressalta a importância da gestão sustentável da água visando proporcionar uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhoria dos padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos. De acordo com a Unesco, é através desses benefícios que a água leva á prosperidade e que a partilha dos mesmos promove a paz.

No dia mundial da água, é crucial que renovemos nosso compromisso com práticas sustentáveis, gestão eficiente e conscientização sobre o uso responsável para a conservação deste recurso para as gerações presentes e futuras.