Jeceaba participa de Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Foi realizada pelo Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, em Belo Vale, no dia 2 de abril, a 1ª Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro contou com representantes dos municipios de Jeceaba, Piedade dos Gerais, Moeda, Desterro de Entre Rios e Belo Vale.
Jeceaba está entre 20 municípios mineiros associados ao Circuito Turístico Veredas do Paraopeba
O mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor.
Entre outros critérios obrigatórios para integrar o Mapa, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. A atualização é fundamental para definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo em parceria com estados e municípios. O modelo participativo de gestão e desenvolvimento observa características peculiares de cada região turística.

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados têm autonomia para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O PRT orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios.