Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolve o programa "Saúde na Escola - PSE"



A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está desenvolvendo o Programa Saúde na Escola (PSE).

O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Com isso, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tiveram uma palestra com a equipe do PSE , que teve como convidado o Tenente da Polícia Militar Ricardo Santos Gonçalves.

O Tenente Ricardo falou sobre o Artigo 217 - A do código penal brasileiro e a Súmula 593 do STJ, que tratam de crimes sexuais na adolescência.

De acordo com a enfermeira Luciana Guimarães, “com a chegada da adolescência e o início da puberdade, a sexualidade passa a ser uma questão na vida dos jovens. Este é um momento em que ocorre no adolescente um intenso desenvolvimento físico, psicológico e emocional. É nesta fase que meninas e meninos buscam novas identidades adultas que levam a uma série de descobertas, sendo essencial que tenham apoio e acesso às informações, de modo a passar por esta etapa da forma mais saudável possível. Sabemos que falar sobre sexo é um tabu para muitos. Todavia, devemos lembrar que abordar as relações sexuais, seja em casa ou na escola, não vai estimular o adolescente a praticá-los mais cedo. Pelo contrário, podem evitar o início precoce das relações sexuais que costuma gerar outros problemas."

Os responsáveis pelo programa informam que, na medida do possível, outros temas tão importantes quanto este serão trabalhados com os alunos da rede municipal de ensino no transcorrer do ano de 2023.



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230